24
jul
2014

As exportações e a maior confiança na economia levaram o Fundo Monetário Internacional (FMI) a elevar de 0,9% para 1,2% as previsões de crescimento da Espanha para este ano, segundo a atualização do relatório de “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado nesta quinta-feira no México.

Na opinião do economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, que apresentou o relatório na capital mexicana, as exportações espanholas “tiveram um excelente desempenho, o que são boas notícias” para o país europeu.

“A economia está em andamento, a aceleração é correta; vemos que a confiança está melhor, o que por sua vez dá espaço para mais consumo, mais demanda de investimento, o que fez a Espanha melhorar um pouco mais do que tínhamos visto anteriormente”, afirmou Blanchard.

O FMI manteve as previsões de crescimento para a zona do euro em 1,1% em 2014 e elevou em 0,1% as de 2015 para 1,5%, mas previu que o crescimento continuará sendo “desigual” na região.

Entre os países avaliados, a Espanha registra as maiores altas nas previsões em relação as que foram divulgadas em abril: 0,3% a mais em 2014, para 1,2%, e 0,6% a mais em 2015, até 1,6%.

Blanchard acrescentou que “internamente se percebe que o governo (espanhol) sabe o que está fazendo” e considerou que “a sustentabilidade não é um problema neste momento”.

No entanto, lembrou também que “é preciso continuar a fomentar a geração de emprego”.

Além da Espanha, a Alemanha é o outro país que teve o crescimento revisado para cima, enquanto França e Itália devem crescer menos do que o esperado em abril, segundo o FMI.

Fonte: Exame.com

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*