Um quadro do pintor espanhol Juan Gris foi vendido por 57 milhões do dólares (137 milhões de reais) em um leilão realizado em Londres, nesta terça-feira. A obra Nature Morte à la Nappe à Carreaux alcançou o valor mais alto já pago por um trabalho do artista, segundo a casa de leilão Christie’s.
Nature Morte à la Nappe à Carreaux é um óleo de 1915, com preço inicial estimado entre 20 milhões e 30 milhões do dólares (48 milhões a 72 milhões de reais). A tela pertencia a uma coleção particular de um “casal proeminente nos meios culturais da Suíça e da Europa, particularmente nas décadas centrais do século XX”, informou a Christie’s, sem revelar o nome dos antigos donos do quadro.
No mesmo leilão, Femme au Costume Turc Dans un Fauteil (1955), retrato feito por Picasso de sua amante e depois esposa Jacqueline Roque vestida de odalisca, foi vendido por 27,7 milhões do dólares (67 milhões de reais).
A tradicional venda de arte impressionista e moderna das grandes casas de leilão do mundo foi marcada pelo anúncio da retirada de 85 obras do espanhol Joan Miró, alvo de disputa judicial entre o governo conservador de Portugal e a oposição socialista.
Revista Veja com agência France-Presse