04
nov
2014

MADRI — O Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu nesta terça-feira a consulta que o governo da Catalunha pretendia realizar em 9 de novembro sobre o projeto separatista. A convocação de “um processo de participação cidadã”, como o governador Arturo Más chamava, surgiu como uma alternativa após a Justiça bloquear o referendo no final de setembro a pedido de Madri.

Novamente o tribunal aceitou o pedido de impugnação apresentado pelo governo espanhol, considerando que o processo tinha o mesmo efeito da convocação anterior. Desta vez, o pedido do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, foi mais além: ele pedia uma advertência a Más sobre as consequências que a violação da decisão poderia acarretar, assim como sua publicação nos boletins oficiais do Estado e da Catalunha.

A consulta de 9 de novembro seria simbólica, mas que poderia reforçar a pressão sobre o governo espanhol e mostrar a determinação catalã. O movimento separatista levou milhares de pessoas às ruas nos últimos meses e ainda não está claro que medida Más tomará.

O Globo

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*