19
nov
2013

A escritora e jornalista mexicana Elena Poniatowska, de 81 anos, é a vencedora do Prêmio Cervantes, considerado o mais importante das línguas hispânicas. O prêmio foi anunciado nesta terça-feira pelo ministro da Cultura espanhol, José Ignacio Wert.

O júri a escolheu por sua “trajetória literária em diversos gêneros, de maneira particular na narrativa e por sua dedicação exemplar ao jornalismo, da crônica ao ensaio”, afirmou o ministro. A escritora, nascida em Paris, mas filha de pai francês e mãe mexicana, é autora de mais de 40 livros (ensaios, contos e reportagens traduzidos para mais de 20 idiomas), entre os quais se destacam Hasta no Verte, Jesús Mío e La Piel del Cielo (A Pele do Céu, publicado no Brasil pela editora Objetiva).

A autora confessou ao ministro espanhol que não esperava o prêmio de forma alguma e que soube do resultado enquanto corria, “atividade admirável para uma pessoa de sua idade”, 81 anos, comentou Wert.

Poniatowska se tornou hoje a quarta mulher a vencer o Prêmio Cervantes nos 38 anos do prêmio, depois das espanholas María Zambrano (1988) e Ana María Matute (2010), e da cubana Dulce María Loynaz (1992). O Prêmio Cervantes, considerado o Nobel da Literatura espanhol e criado em 1975 pelo Ministério de Cultura, premia com 125 000 euros (382 000 reais) e reconhece a contribuição do conjunto da obra de um escritor para enriquecer o legado literário hispânico.

Revista Veja com agência France-Presse

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*