PARIS — O presidente do grupo Prisa, Juan Luis Cebrián, anunciou nesta quinta-feira em Paris que o jornal “El País” terá uma versão digital em português até o fim do ano. A proposta é reforçar a presença do diário na América Latina, abrindo uma redação em São Paulo que trabalhará com jornalistas locais, assim como já ocorre nas sucursais em Washington, onde trabalham seis pessoas, e no México, onde atuam 12 profissionais.
— Esperamos que os conteúdos da edição americana do site possam ser lidos em português até o fim do ano — afirmou.
Cebrián lembrou que projeto idêntico foi abandonado pelo “The New York Times”, mas que, ao contrário do diário americano, “El País” vê no mercado latino-americano boas oportunidades de negócio. Segundo ele, “quase metade do tráfego total do jornal na internet, que é de 16 milhões de usuários únicos, é gerado fora da Espanha”, sendo que a maior parte desses leitores se conecta da América Latina.
— A edição de papel vende 45 mil cópias na América, e temos um milhão de usuários únicos no México, quase um milhão na Argentina e meio milhão na Colômbia — disse.
O anúncio foi feito durante uma mesa redonda sobre o futuro da imprensa organizada pelo fórum Rede Global de Editores, que se realiza na capital francesa e reúne diretores de várias publicações, analistas e entidades como o Reuters Institute de Oxford e a Fundação Knight.
No mesmo evento, o francês “Le Monde” anunciou que estuda lançar uma versão do diário em inglês, para atrair leitores internacionais. O anúncio foi feito pela diretora do diário, Natalie Nougayrède.
— Estamos pensando em uma oferta de conteúdo em inglês — disse Natalie, sem comentários adicionais sobre previsão de lançamento ou formato da edição.
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Fonte: O Globo