21
jun
2013

PARIS — O presidente do grupo Prisa, Juan Luis Cebrián, anunciou nesta quinta-feira em Paris que o jornal “El País” terá uma versão digital em português até o fim do ano. A proposta é reforçar a presença do diário na América Latina, abrindo uma redação em São Paulo que trabalhará com jornalistas locais, assim como já ocorre nas sucursais em Washington, onde trabalham seis pessoas, e no México, onde atuam 12 profissionais.

— Esperamos que os conteúdos da edição americana do site possam ser lidos em português até o fim do ano — afirmou.

Cebrián lembrou que projeto idêntico foi abandonado pelo “The New York Times”, mas que, ao contrário do diário americano, “El País” vê no mercado latino-americano boas oportunidades de negócio. Segundo ele, “quase metade do tráfego total do jornal na internet, que é de 16 milhões de usuários únicos, é gerado fora da Espanha”, sendo que a maior parte desses leitores se conecta da América Latina.

— A edição de papel vende 45 mil cópias na América, e temos um milhão de usuários únicos no México, quase um milhão na Argentina e meio milhão na Colômbia — disse.

O anúncio foi feito durante uma mesa redonda sobre o futuro da imprensa organizada pelo fórum Rede Global de Editores, que se realiza na capital francesa e reúne diretores de várias publicações, analistas e entidades como o Reuters Institute de Oxford e a Fundação Knight.

No mesmo evento, o francês “Le Monde” anunciou que estuda lançar uma versão do diário em inglês, para atrair leitores internacionais. O anúncio foi feito pela diretora do diário, Natalie Nougayrède.

— Estamos pensando em uma oferta de conteúdo em inglês — disse Natalie, sem comentários adicionais sobre previsão de lançamento ou formato da edição.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/jornal-espanhol-el-pais-tera-edicao-digital-em-portugues-8756746#ixzz2Wo6kTZri
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*